Regulamento – CWM 2017-11-10T16:19:47+00:00

Regulamento
CWM

REGULAMENTO
ELIMINATÓRIA COSPLAY WORLD MASTERS BRASIL
RESSACA FRIENDS 2017

Leia com atenção, por favor, o seguinte regulamento com atenção e em caso de dúvida entrar em contato através do e-mail: cwmbrasil@gmail.com

Nesta seletiva, realizada no Ressaca Friends 2017, teremos a disputa de (pelo menos) uma vaga para a FINAL do Cosplay World Masters Brasil 2018 (C.W.M. Brasil), final, esta, que será disputada, exclusivamente com participantes brasileiros, em São Paulo/SP (mês de Março/Abril), com data e local a ser divulgado com antecedência.

No entanto, e em simultâneo, entre outubro de 2017 e abril de 2018, serão apurados internacionalmente, em etapas eliminatórias locais, outros participantes para a Grande Final. O melhor de cada país irá juntar-se ao melhor brasileiro apurado, na última etapa, em maio de 2018 em Lisboa, Portugal.

Inscrições:
As inscrições serão feitas via site www.ressacafriends.com.br ou link direto do dia 10/11/2017 até o dia 30/11/2017 às 23:59 h (quinze horas de Brasília, Brasil).

Formato da competição:
Competição individual. Serão admitidos no concurso por volta 14 (quatorze) participantes. A apresentação deverá ter uma duração máxima de dois minutos por participante. Informação sobre o palco: A prova será realizada no Palco Principal. O palco estará equipado com sistema de som e painel de led ou telão.

Prêmios:
Após o concurso será revelado o(s) candidato(s) que ficará(m) classificado(s) para a Final Brasil do Cosplay World Masters Brasil 2018.

REGRAS GERAIS
1. A disputa por (pelo menos) uma vaga para a eliminatória do C.W.M. 2017/2018 será feita por meio de uma competição de Cosplay na qual será considerada a performance em palco, a confecção da roupa, a semelhança com o personagem original que serviu de referência e o conhecimento pessoal do personagem (apurado através de uma entrevista que também servirá para apurar a confecção da roupa).

2. Todos os participantes devem ter a idade mínima de 16 anos de idade. Os participantes que tenham até 18 anos deverão apresentar uma declaração de autorização de participação assinada pelos seus pais.

3. Serão admitidos no concurso por volta de 14 (quatorze) participantes.

4. Só serão aceitas inscrições com todas as informações preenchidas corretamente e de forma completa. As inscrições incompletas ou com dados incorretos serão anuladas.

5. A apresentação deverá ter uma duração máxima de 2 (dois) minutos por participante.

6. As personagens representadas pelos competidores deverão ser oriundas de séries, de Anime, Mangá, Filmes, H.Q. ou Videojogos, etc**

7. Em caso de dúvida enviar e-mail.

8. É expressamente proibida a utilização de qualquer tipo de armas de fogo e outros apetrechos que ponham em risco a integridade de qualquer pessoa (em caso de dúvida solicitar esclarecimento), com a exceção de réplicas.

9. São expressamente proibidos quaisquer tipos de atitudes e ou comentários de caráter xenófobo ou ofensivo de qualquer espécie.

10. Todos os participantes deverão cooperar com a organização de uma forma positiva, seguindo as suas indicações, assegurando o sucesso dessa etapa do C.WM. A conduta menos correta, que envolva por exemplo atrasos, linguagem inapropriada, conflitos entre participantes, entre outras, poderá ser considerada na avaliação do júri e poderá até levar ao afastamento desta e de outras eliminatórias deste concurso.

11. Não é permitido entrar ou sair do palco sem utilizar o devido acesso.

12. Ao aceitar participar nas etapas C.W.M. 2017/2018 todos os participantes cedem por tempo indeterminado, em caráter irrevogável e irreversível, a título gratuito, a exposição, reprodução ou divulgação livre do seu trabalho/ retrato e/ou imagem registrado no evento pela comissão organizadora do Cosplay World Masters Brasil e por quem, esta, julgar apropriado.

13. A pré-seleção é baseada no curriculum do cosplay a ser avaliada pela comissão organizadora.

14. Por se tratar de uma competição de caráter individual é vedado qualquer auxilio de staffs para a apresentação.

ROUPA E ATUAÇÃO
15. As roupas e acessórios a utilizar neste concurso deverão ser originais feitos pelos próprios concorrentes (ou sob sua total orientação/supervisão), num mínimo de 60%. Caso sejam utilizados acessórios que tenham sido comprados prontos, estes deverão ser personalizados pelo cosplayer.

16. Os participantes poderão utilizar 30 segundos para preparação do palco antes da apresentação. Depois de terminar a sua atuação têm 30 segundos para libertar o palco (retirar todos os acessórios que foram colocados antes do início da atuação).

17. O atraso na atuação assim como o atraso na preparação/arrumação dos acessórios em palco poderá ser descontado na pontuação final do participante na proporção de 0,5 pontos por cada 30 segundos de atraso.

18. O tempo de preparação, atuação e arrumação dos acessórios será cronometrado pela organização.

19. A atuação tem início quando do arranque da música de fundo ou quando dado o sinal do responsável do grupo ao coordenador das entradas em palco.

20. A atuação de cada participante é considerada como terminada com o agradecimento ao público.

21. Não é permitida a utilização de líquidos ou materiais viscosos, assim como acessórios ou objetos que possam colocar em risco a integridade física dos participantes do concurso, do público, dos jurados ou outros, tais como fogo de artifício, armas de fogo, extintores, instrumentos cortantes, abrasivos, corrosivos, solventes e outros produtos tóxicos ou substâncias nocivas, bem como arremessar, intencionalmente, qualquer objeto para fora do palco. O não cumprimento destas normas de segurança (antes, durante ou depois da sua apresentação) implicará a perda de pontos ou até a desclassificação nesta eliminatória.

22. A organização disponibilizará dois elementos para auxiliar a colocação dos adereços em palco. Após esta colocação apenas os cosplayers poderão manuseá-los em palco.

23. Caso os participantes optem por ter a ajuda de dois elementos do staff na colocação dos seus acessórios em palco, ficarão também responsáveis por todos os riscos inerentes e possíveis acidentes. O tempo disponível para montagem será sempre de 30 segundos, sejam os cenários preparados pelos cosplayer ou pelo staff de apoio.

24. Não será possível a utilização de cenários que necessitem de ser afixados a qualquer tipo de estrutura pré-existente (pregados, colados, pendurados, etc, na parede, estrutura de palco ou outra). Todos os cenários e acessórios deverão ser portáteis e de fácil transporte/manuseamento por parte dos cosplayers, permitindo a sua fácil utilização.

25. Como cenário entende-se tudo o que estiver em palco antes da apresentação. Como acessórios compreendem-se os diferentes objetos que são utilizados e transportados pelos cosplayers durante a sua atuação.

26. A organização não se responsabiliza por eventuais acidentes causados pela apresentação dos participantes que tenham lugar durante as atuações dos próprios participantes.

27. A organização poderá analisar e inspecionar, a qualquer momento, a apresentação de cada um dos participantes de forma a verificar o cumprimento das normas do concurso. Caso exista incumprimento, o cosplayer poderá ser desclassificado.

DESISTÊNCIA
As desistências deverão ser comunicadas à organização com uma antecedência de no mínimo 48 horas. Caso a desistência aconteça sem notificação prévia, o participante será excluído das provas de Cosplay a realizar durante dois anos.

Caso surja algum imprevisto ou emergência agradecemos contato e justificação escrita para termos em consideração a situação.

INSCRIÇÃO
1. A competição terá por volta de 14 participantes.

2. As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.ressacafriends.com.br ou link direto do dia 10/11/2017 até o dia 30/11/2017 às 23:59 h (quinze horas de Brasília, Brasil).

3. Será feita uma pré-seleção com base nos elementos anexos enviados.

4. A inscrição só é válida após o envio de todos os elementos anexos à participação dispostos no ponto 5. O não envio destes elementos até 06/12/2017 às 23:59h invalida qualquer hipótese de participação.

5. Elementos Anexos Obrigatórios:
a) Foto do Cosplay e imagem de referência (Frente, lados e costas)
b) As necessidades especiais deverão ser remetidas à organização aquando da inscrição para serem analisadas, pois nem todos os pedidos poderão ser atendidos. Antes da prova será realizado um ensaio geral no local onde terá lugar a prova.
c) Imagem JPG, Vídeo MP4 (preferencia em alta resolução) e Música MP3 ou WAV que pretendem passar na tela/som durante a ação de palco.
d) Cada cosplayer deverá enviar o material que pretende passar no telão até dia 06/12/2017 antes do evento e como backup trazer duas cópias em arquivo único com o trecho que será utilizado (em CD e/ou Pen drive) dos ficheiros áudio e vídeo necessários para sua apresentação. Nas mídias deverão conter apenas o arquivo a ser utilizado.
e) A lista com os participantes que irão competir será divulgada no dia 04/12/2017, será enviado para cada participante o cronograma do dia.

Nota: Após efetuarem a inscrição poderão enviar esse material via e-mail: cwmbrasil@gmail.com (em anexo, link para download, etc)

AVALIAÇÃO DO JÚRI
1. Durante a apresentação o Júri irá avaliar e pontuar três aspetos do Cosplay, atribuindo a pontuação à performance, confecção da roupa e semelhança ao original (semelhança entre o roupa apresentada e a imagem de referência). Serão considerados não só a qualidade e complexidade da construção da roupa, mas também o nível de detalhe.

2. A avaliação global de cada participante no concurso será feita tendo em conta a performance (40%), a roupa (30%) e a semelhança ao original (30%).
a) Como performance entende-se a interpretação dos personagens (considerando também a fidelidade à personagem original), a qualidade da apresentação e interação entre os diferentes elementos do grupo.
b) Na avaliação das roupas são tidos em conta os seguintes aspetos: a confecção/acabamento, nível de detalhe, acessórios e aplicações utilizadas.
c) A semelhança ao original avalia a semelhança entre a roupa apresentada e a imagem de referência.

3. O Júri poderá solicitar uma nova apresentação dos Cosplayers em palco em caso de dúvida ou empate.

4. A avaliação dos participantes será feita de 1 (um) e 10 (dez) em cada um dos itens a considerar.

5. Com base na avaliação global será apurado o vencedor da eliminatória C.W.M. Brasil 2017/2018 que irá participar na Final Brasil do C.W.M. Brasil 2018.

6. O apuramento será feito considerando o somatório das classificações atribuídas.
a) Em caso de empate deverá ser considerado vencedor o cosplayer que tenha o valor mais alto de classificação na sua performance.
b) Caso o empate persista, deverá ser considerada a pontuação mais alta no que toca à confecção da roupa.
c) Caso ainda se mantenha o empate, a comissão organizadora do evento decidirá quais os apurados. O mesmo acontecerá para os restantes lugares que se encontrem em situação de empate.

CONCURSO
1. Os participantes devem chegar ao evento no horário a ser informado até o dia 06/12/2017, fazendo o check-in com a organização, onde será indicada a localização dos camarins.

2. No caso dos participantes menores de idade, devem apresentar a autorização dos pais/tutores devidamente preenchida e assinada.

3. Os participantes deverão comparecer ao backstage até uma hora antes do início da competição para receberem o briefing final e verificação de alinhamento/sequência de palco com os responsáveis de palco e audiovisuais.

4. Os participantes devem levar consigo o Vídeo, Foto ou Música a utilizar durante a ação de palco em suporte universal (PenDrive), que irão utilizar durante a apresentação, sendo de total responsabilidade do participante.
a) Os resultados serão divulgados após o final do evento.
b) Ao participarem do concurso os cosplayers estão automaticamente a aceitar os termos deste regulamento. Do qual leram integralmente e concordam na sua totalidade.
c) A decisão final do júri é irreversível.
d) Situações não contempladas deverão ser remetidas para o email cwmbrasil@gmail.com

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
A participação no concurso depreende a leitura e aceitação de todos os termos anteriores.
Declaração de Participação (preenchimento e envio obrigatório)

* Passagem aérea, translado e hospedagem para a final fora do país.
** Situações não contempladas deverão ser remetidas para o e-mail cwmbrasil@gmail.com

Se inscreva no Concurso!

Inscrição